Ping: o que é? Como interfere na velocidade da Internet?

o que é ping

No universo dos games, é um termo muito utilizado como justificativa de perda de conexão, mas no ambiente empresarial também é muito comum, no entanto, poucas pessoas sabem o que é o ping.

Ele é uma ferramenta de suma importância para verificar o estado da internet, além de verificar a atividade dos equipamentos que estão conectados a ela.

o que é ping

Você pode verificar o ping através do seu próprio computador ou dispositivo conectado à rede, tudo de forma simples e muito prática. É um recurso que pode ser utilizado para analisar o motivo pelo qual sua internet está apresentando lentidão.

Se você quer ter internet de qualidade e com velocidade de conexão, conheça agora os melhores planos de internet rápida da Claro.

Quer saber o que é o ping e como ele pode interferir na velocidade da conexão da sua internet? Continue lendo o artigo.

O que é o ping? Como ele funciona?

O ping é uma abreviação do termo Packet Internet Network Groper, que significa Localizador de Pacotes na Rede de Internet. Pode ser explicado como um sistema simples que envia uma quantidade preestabelecida de dados para os equipamentos conectados naquela rede, como um tablet, por exemplo.

Ele calcula o tempo que esse dispositivo leva para receber os dados que foram enviados anteriormente, e o tempo de resposta. Logo, ele avalia como está a conectividade entre os dispositivos presentes na rede.

A medição acontece em milissegundos (ms), pode ser utilizada para a conferência de performance do servidor e para certificar se o host está disponível.

E ainda permite identificar a qualidade da latência, que é o tempo entre o envio de pacote de dados e recebimento no outro dispositivo, ou seja, o tempo de transporte desse pacote. No entanto, quanto maior o tempo de transporte, maiores serão as dificuldades para sincronizar os dados em real time.

Você sabe como medir o ping?

Para medir como está a performance da conexão, é possível utilizar a medição feita pelo ping. Contudo, será necessário acessar o Prompt, no Windows ou o Terminal, para casos de Linux ou OS x. Veja como fazer.

Sistema operacional Microsoft

  1. Acesse o Menu Iniciar;
  2. E em Executar, digite “cmd” – para as versões anteriores ou Em Pesquisar na barra de tarefas, digite “cmd” – para as versões mais recentes;

Mac OS X

  1. Acesse a pasta “Aplicativos”;
  2. Em seguida, em “Utilitários”;
  3. Selecione a opção “Terminal”

Linux

  1. Entre na pasta “Acessórios”;
  2. Selecione a opção “Terminal” ou utilize o teclado com o seguinte atalho: “CTRL + ALT + T”;

Após o acesso ao Prompt de Comando, o procedimento é o mesmo para todos os sistemas operacionais, será aberta uma tela preta. Onde você precisa apenas digitar a palavra “Ping” e o nome do seu domínio ou do site que você deseja testar.

Exemplo: ping www.site.com.br

E o que acontece a seguir?

O sistema dispara o envio de 04 pacotes de dados para que seja possível medir quais foram os resultados obtidos, e na sequência, a análise e os números correspondentes referente à qualidade do sinal irão surgir, além de mostrar qual a velocidade da conexão.

O envio é realizado com 32 bytes, conforme descrito na primeira linha, e na sequência é possível observar o tempo entre o envio e a resposta.

E os 04 disparos, mostram os tempos entre o envio e o recebimento do pacote enviado. E no final, é possível perceber se houve perda de pacote, % de sucesso e o tempo em milissegundos (ms).

o que é ping

O que acontece quando algo está errado?

Se houver algum problema no envio ou no recebimento dos pacotes, podem surgir algumas mensagens de texto, como:

  • Destination host unreachable (Host inacessível de destino): indica que o destino não está acessível, ou a rota não existe;
  • Unknown host (host desconhecido): o endereço de IP ou nome do host não está registrado na rede;
  • TTL expired in transit (TTL expirada em trânsito): é o tempo limite que o pacote IP fica na rede antes de ser descartado ou não conseguir chegar ao destino;
  • Request time out (Tempo esgotado): indica que não houve uma mensagem de resposta devido a uma sobrecarga no tráfego da rede;

E ao final do processo, todas as estatísticas serão geradas para o ping realizado. Assim, você conseguirá visualizar o total de pacotes que foram enviados para o servidor, além de quantos foram recebidos e também aqueles que foram perdidos.

Quais as taxas mais indicadas para o ping na rede?

Os parâmetros para que você tenha uma conexão estável, que não prejudique a execução de programas, séries e jogos online são:

  •  Menor que 30ms: Perfeita para execução de séries, jogos e filmes online;
  • Maior que 30ms a 50ms: A taxa não é ideal, mas não causa prejuízos na conexão;
  • Entre 50ms e 100ms: Considerada uma taxa mais lenta, que pode ocasionar lentidão e demora no carregamento de informações;
  • Entre 100ms e 500ms: Velocidade lenta, prejudicando a navegação por completo;
  • Maior que 500ms: indica um atraso relevante no seu equipamento de rede.

Conclusão

Entendeu o que é o ping, e como ele pode sinalizar os problemas no sinal da sua internet. Às vezes, não temos noção do que pode estar acontecendo com a conexão quando uma série não carrega ou dá na erro na execução, ou quando simplesmente o jogo cai e você acaba perdendo a partida!